Só não sei que nada sei



Sabe aquela pessoa que nunca fez um gol na pelada e diz a todos que se considera o novo Messi? Ou então aquela que quando canta espanta até o cachorro, mas afirma que se participasse do The Voice ganharia fácil? Ou aquela que fala de física como um doutor mas só lembra de Newton por conta da maçã?

Você pode pensar que essas pessoas tem um excesso de auto-confiança, são esnobes ou ignorantes, mas a ciência tem uma explicação pra isso: Efeito Dunning-Kruger.

O Efeito Dunning-Kruger foi identificado em uma série de experiências realizadas pelos psicólogos sociais David Dunning e Justin Kruger em 1999. Os resultados das experiências mostraram que as pessoas tendem muito a superestimar suas próprias habilidades, não conseguindo enxergar seus próprios erros ou limitações. Os pesquisadores dizem que isso ocorre com qualquer pessoa, uma hora ou outra, porque você pode ser inteligente e qualificado em muitas áreas, mas ninguém é especialista em tudo.

Em um dos experimentos, os pesquisadores pediram a 65 participantes para avaliarem o quão engraçadas algumas piadas eram. Alguns dos participantes foram incapazes em determinar o que outras pessoas entendiam como engraçado, ainda que eles se descrevessem como excelentes "juízes do humor".

A situação é tão "grave" que chega a desafiar as leis da matemática: Em um estudo, quando os pesquisadores pediram que engenheiros de software qualificassem seu próprio trabalho, mais de 30% disseram fazer parte dos 5% melhores da empresa. Segundo outro estudo, 88% dos motoristas norte-americanos afirmam dirigir melhor que a média.


Os pesquisadores identificaram que os incompetentes não têm apenas uma fraca performance, eles também são incapazes de avaliar e reconhecer o seu próprio trabalho. Essa é a razão de alguns estudantes que obtêm notas baixas nas provas sentirem que merecem uma nota maior. Eles superestimam seu próprio conhecimento e são incapazes de enxergar a sua performance.

Um exemplo prático, do dia a dia, pode ser visto no quadro Lie Witness News (Testemunhas de notícias mentirosas), do programa Jimmy Kimmel Live, da TV americana ABC. No vídeo, o repórter questiona aos pedestres o que eles acham sobre a crise em Wakanda, um país africano fictício do filme Pantera Negra. O primeiro rapaz responde que os EUA precisam ter uma postura mais presente no país, um outro diz que as pessoas acham que essa crise é uma catástrofe e uma mulher diz que o presidente Trump não gosta de Wakanda porque as pessoas de lá não tem a mesma cor dele (kkkkkkk).


Mas existe alguma maneira de superar ou minimizar esse problema? Podemos tentar algumas coisas:

*Continue aprendendo: Em vez de achar que você sabe tudo sobre algum assunto, continue aprendendo sobre ele. Depois de obter um maior conhecimento sobre um tópico, maior a probabilidade de reconhecer o que falta aprender. 
*Peça feedback: Pedir críticas construtivas a outros também é bastante eficaz. Embora às vezes possa ser difícil de ouvir, o feedback pode fornecer informações valiosas sobre como os outros percebem suas habilidades.
*Pergunte o que você já sabe: Mesmo que você aprenda mais e obtenha feedback, pode ser fácil prestar atenção apenas às coisas que confirmam o que você acha que já sabe. Por isso, procure informações que desafiam suas crenças, a fim de evitar que você entre em um viés psicológico.

Referências:

Comentários